Anjo Gabriel – História, Simbologia, Orações.


Sempre que se fala e se pensa em Anjo Gabriel, ou Arcanjo Gabriel logo se associa sua imagem à entrega de mensagens e boas novas divinas.

O nome Gabriel vem do hebraico e pode ter dois significados:

  1. “Deus é meu protetor”; ou ainda
  2. “Homem de Deus”.

Mas no fundo, o Anjo Gabriel tem como principal missão ser o anunciador das revelações de Deus.

Ao lado de Miguel e Rafael, Gabriel forma a famosa tríade dos anjos mais conhecidos.

Mas hoje, vamos falar exclusivamente um pouco mais sobre o Arcanjo Gabriel e suas importantes aparições na Terra para cumprir os mais diversos propósitos de Deus.

Suas energias e vibrações são orientação, proteção, visão, profecia e purificação.

Simbologia do Anjo Gabriel

Nas imagens, ou pinturas Ele é representado com lírios em uma das mãos ou com uma pena de escrita representando a harmonia, pureza e a comunição da vontade de Deus respectivamente.

Em algumas respresentações Ele tem uma trombeta que pode ser mais uma vez imtrepretado como o mensageiro Divino.

Outros símbolos que podemos encontrar, são o ramo de oliveira que representa a piedade, a paz e prosperidade e traz também a tocha como simbolo de crescimento, vitória, proteção e iluminação .

A história e as aparições do Anjo Gabriel

Como já dissemos o São Gabriel Arcanjo é muito conhecido pelas pessoas por ser o anunciador, por excelência, das revelações divinas.

Muitos ainda ‘traduzem’ o seu nome como o “Guerreiro de Deus”, porque o seu nome é formado por duas palavras:

– Geber, que significa guerreiro; e

– El, que significa Deus.

E ainda vale frisar que nas religiões abraâmicas, o seu significado é “um anjo que serve como mensageiro de Deus”.

Enfim… Parece que o propósito deste ‘mensageiro de Deus’ é sempre o mesmo, independente da tradução mais correta ou sua variação.

Outro ponto que vale destaque é o fato do Arcanjo Gabriel ser também conhecido como o chefe dos quatro anjos favorecidos e o espírito da verdade.

Tanto que algumas doutrinas o Anjo Gabriel é visto como a própria personificação do Espírito Santo.


O Arcanjo Gabriel, assim como o São Miguel Arcanjo, também é chamado pelo nome na Bíblia, e, como o primeiro, as suas passagens para o cumprimento dos propósitos de Deus aqui na Terra são muito bem detalhadas nas escrituras sagradas.

No entanto, em algumas tradições o Gabriel Arcanjo é considerado um arcanjo, já em outras, ele é considerado o anjo da morte.

Bom, a primeira aparição do Gabriel Arcanjo é mencionada e pode ser observada no Livro de Daniel, na Bíblia Hebraica.

Já no Antigo Testamento a aparição do Gabriel Arcanjo se dá ao trazer boas notícias a Daniel por parte de Deus.

Essa história do Anjo Gabriel faz parte do livro de Daniel, e na ocasião, o Anjo Gabriel explica para o profeta Daniel sobre a visão que ele teve anteriormente, assim como o bom destino do povo de Israel enquanto ele esteve exilado.

Agora, falando do Novo Testamento, a aparição do Anjo Gabriel se dá para anunciar a gravidez de Isabel, a mulher do profeta e sacerdote Zacarias. O Anjo Gabriel informa como consta no Livro de Lucas, que Isabel daria luz a João Batista.

E talvez o mais famoso anúncio e aparição do Arcanjo Gabriel, conhecido pela maioria das pessoas, seja como o interlocutor da mensagem divina à Maria, na qual ele veio avisar que ela, cheia de graça, havia sido a escolhida de Deus para ser a mãe de Jesus.

Depois disso, o Anjo Gabriel ainda foi o responsável pela maior das notícias bíblicas que foi a encarnação e o nascimento do filho de Deus, que veio a este mundo para a salvação da humanidade.

Essa história também é contada no Livro de Lucas, no Novo Testamento.


A devoção ao Anjo Gabriel

Muito ainda se pergunta a que se deve a devoção ao Gabriel Arcanjo.

Dentro do catolicismo, por exemplo, o Anjo Gabriel, que também é chamado de São Gabriel Arcanjo, é padroeiro:

  • Da diplomacia;
  • Dos carteiros;
  • Dos internautas;
  • Dos radialistas; e
  • Dos operadores de telefonia.

O dia 29 de setembro é a data que se comemora o dia do São Gabriel Arcanjo , curiosamente o mesmo dia dos Anjos Miguel e Rafael.

Na verdade, a história do São Gabriel Arcanjo é o que mais dá motivos para ser devoto a ele, justamente por ser um mensageiro de Deus; por estar sempre na presença de Deus; por receber as missões diretamente de Deus; por ser portador de boas notícias; e também por ter o poder de tomar uma forma parecida com a de um homem.

Mas, a crença mística de que o São Gabriel Arcanjo é a personificação de boas notícias e mensagens talvez seja o principal ponto para a devoção a este arcanjo, e até por isso, ele é bem visto em simpatias e vários rituais.


O Anjo Gabriel nas maiores religiões

Nas quatros religiões descritas abaixo o Anjo Gabriel, ou Arcanjo Gabriel como alguns preferem, é visto de uma maneira:

– Na religião Cristã, o Arcanjo Gabriel é visto como o anunciador da Palavra; aquele que anuncia a encarnação do Verbo de Deus; aquele que traz a justiça e a verdade para o mundo dos homens, assim como o amor e a fraternidade.

– Já no Islã, o Arcanjo Gabriel é visto como o verdadeiro ‘espírito repleto de Fé’ que dita o Alcorão a Maomé.

– E no Judaísmo, o Arcanjo Gabriel é visto como o Príncipe do Fogo; aquele capaz de destruir as cidades decadentes de Sodoma e Gomorra, justamente por ele ser um anjo de esperança e de misericórdia. Também é visto, quando necessário, como um guerreiro ou o anjo da vingança.

– Na Umbanda é visto como Iemanjá que no sincretismo Afro- Católico é  Nossa Senhora da Conceição a mãe de Cristo e tem sua energia conectada ao Anjo Gabriel, lembrando que foi Ele comunicou á Mãe Maria a vinda do Cristo Jesus (Oxalá)

O Anjo Gabriel é parte da falange de Iemanjá e da linha das águas, sendo também o mediador da linha de Oxalá.

Oração ao Anjo Gabriel

Uma das orações mais conhecidas no catolicismo, a Ave Maria, existe graças ao São Gabriel Arcanjo, pois é citada uma parte de sua mensagem: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).

Quando fizer sua oração ao Anjo Gabriel peça para compreender os caminhos da sua vida; para saber os motivos e a missão de vida; ter sabedoria para interpretar os acontecimentos que te rodeiam, seus sonhos, intuições; para que as mudanças que estão por acontecer sejam bem aceitas e que venham para melhorar você e todos a sua volta.

Outra forma de atuação do Anjo Gabriel é a proteção e purificação de pessoas, mente, corpo e ambientes. Assim quando sentir que está com pensamentos negativos; sente-se pesado ou cansado, com sentimentos de rancor, magoas, medo, toxinas emocionais de todos o tipo; ou quando
sentir negatividade, deslealdade, perigo no trabalho/em casa/em qualquer ambiente que saiba que necessita de Luz e Proteção você poderá utilizar essas 2 orações

Oração de proteção do Anjo Gabriel.

“São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém.”

Oração do Anjo Gabriel para Alcançar Graça

“Portador das boas novas, das mudanças,
Da sabedoria e da inteligência.
Arcanjo da Anunciação trazei todos os dias
Mensagens boas e otimistas.
Fazei com que eu também seja um mensageiro,
Proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos. Que assim seja”


O Arcanjo Gabriel é o diriguente do Paraíso. É o príncipe dos anjos. Ajudando a humanidade em sua evolução.

Trabalha no desenvolvimento da sabedoria, proteção, intuição e a harmonia; acalma os relacionamentos, promove encontros; indica o bom caminho e as boas escolhas para nossa vida.

Gratidão São Gabriel Arcanjo.

Postar um comentário

0 Comentários