O uso de técnicas de defumação, ou o ato de defumar a casa e ambientes, é uma prática presente na humanidade desde as primeiras civilizações. Ao longo dos tempos, a defumação com o uso de mirras, resinas aromáticas, plantas aromáticas ou defumadores diversos foi associada à religião, à saúde e até à limpeza da casa, prevenindo o aparecimento de insetos e evitando o mau cheiro de alimentos e detritos.
Não é preciso acreditar
Muitos parecem crer que o uso de defumadores com essências e preparados se restringem ao descarrego espiritual, limpeza energética e cultos religiosos, mas o fato é que o uso dessas técnicas em sua residência podem auxiliar também na preservação e evitar a proliferação de algumas pragas e insetos. A citronela, por exemplo, é associada à expulsão de mosquitos e insetos do gênero, e ervas como a lavanda, o eucalipto e incensos com aromas de laranja podem ser usados para evitar a proliferação de pulgas – algo particularmente útil para quem tem animais de estimação.
A defumação, apesar de poder ser feita com incensos, pode também envolver um defumador – uma espécie de receptáculo que contém as ervas e misturas que serão defumadas, e funciona com carvão vegetal em brasas. A mirra e o breu branco são um exemplo claro disso.
Recentemente também, o avanço em pesquisas na área de aromaterapia tem mostrado que, de fato, o uso de ervas aromáticas e defumações pode trazer benefÃcios relacionados à diminuição do estresse, tratamento auxiliar de dores e desconfortos crônicos, melhoria da produtividade no trabalho e em tarefas intelectuais, entre outros.
E se eu acredito?
Bem, se você crê que ambientes podem carregar energia, positiva ou negativa, então a defumação para você passa a fazer ainda mais sentido. Ervas como a arruda, o bejoim, a canela, o breu-branco (breuzinho), Palo Santo, Sálvia Branca, o cardo santo e outras tantas possuem o poder de remover ou até mesmo destruir más vibrações e focos de energia negativa em ambientes.
Outras são comumente associadas a objetivos de vida e à atração de bons fluÃdos, como o manjericão, cujas defumações são associadas ao dinheiro, ou a rosa branca, geralmente associada à paz e harmonia.
0 Comentários